Os dois são softwares feitos para detectar, proteger contra e remover softwares maliciosos. ... A diferença é que o antimalware usa um nome mais moderno, que abrange todos os tipos de softwares maliciosos, incluindo o vírus. Dito isso, o antimalware pode evitar uma infecção causada por vírus e remover arquivos infectadas.
As soluções anti-malware identificam ameaças de diferentes maneiras, a depender das características de cada ferramenta e do seu local de aplicação. Fundamentalmente, esses softwares analisam um determinado arquivo, código, plugin ou amostra, investigando se há perigos.
Malware é a abreviação de "software malicioso" (em inglês, malicious software) e se refere a um tipo de programa de computador desenvolvido para infectar o computador de um usuário legítimo e prejudicá-lo de diversas formas.
A propagação desse tipo de software é feita de várias maneiras. Nas mais comuns, sites de conteúdo duvidoso exibem propagandas que se passam por alertas de segurança. Se o usuário clicar na mensagem, será convidado a baixar um programa ou acessar uma página que supostamente faz varreduras em seu computador.
Em vez disso, muitas vezes, o malware para Android infecta dispositivos como aplicativos maliciosos e falsos, que se infiltram no Google Play ou se escondem em lojas de aplicativos de terceiros.
Use um firewall - o Firewall do Windows ou qualquer outro aplicativo de firewall pode ajudar a notificá-lo sobre atividades suspeitas se um vírus ou worm tentar se conectar ao seu computador. Ele também pode bloquear vírus, worms e invasores, enviando aplicativos potencialmente perigosos para o seu computador.
Quais são os tipos mais comuns de malware?
Alguns vírus podem ser removidos apenas com o escaneamento do aparelho por meio do antivírus do computador. Basta conectar o celular ao PC e fazer a varredura. Caso não resolva, você deve baixar um antivírus na loja de aplicativos de seu sistema operacional. A Google Play, por exemplo, para os usuários de Android.
Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.