A devolução de cheque ocorre por diversos motivos, como divergência na assinatura, erro no preenchimento, falta de fundos, entre outros. Você pode consultar o motivo de devolução de cheque.
Uma solução é pedir ao banco a microfilmagem do cheque devolvido e descobrir o histórico de movimentação. Ao localizar, o responsável deve ir até o lugar para resgatá-lo. Então, deve pagar o valor em dinheiro para o portador para conseguir retomar a folha.
Você pode consultar o motivo de devolução de cheque. É só acessar a sua conta-corrente, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar "cheques emitidos" no campo de busca. Em seguida, clique no item à direita "Motivos de devolução de cheque".
Essa nomenclatura (sigla) significa que um cheque depositado foi devolvido.
Cheque devolvido (DEV CH ASSIN/PODER)
Alínea 99 - Devolução não classificada pelo Banco Central. O nome do emitente caso haja registro de cheques sem fundos.
O cheque devolvido agora poderá ser recuperado na agência em que foi depositado. Também, o Banco Central determina que os bancos devem afixar aviso em local visível, além de comunicar os clientes pelos canais de atendimento disponíveis, de forma precisa e clara o que a Circular nº 4.008 determina.
Caso veja no seu extrato que um cheque foi devolvido, ou receba um SMS informando que o cheque devolvido está disponível para retirada na agência, você deve retirá-lo a partir do dia útil seguinte na mesma agência em que o cheque foi depositado, ou seja, na agência apresentante.
Quando o cheque é devolvido pelo motivo 28, o associado não poderá registrá-lo no cadastro do SPC e ou Cheque Lojista, pois se trata de cheque roubado ou furtado com apresentação do Boletim de Ocorrência ao banco sacado, conforme normas do Banco Central (Circular 3.535/2011). ...
Os cheques devolvidos ou cheques pagos no terminal de caixa não ficam disponíveis para microfilmagem. Para solicitar a cópia do cheque para regularização do CCF, você pode ir à agência Itaú mais próxima.