Ashi waza (足技) é a parte do caratê que tem por objeto de estudo as técnicas de emprego dos pés, isto é, mais especificamente sobre como posicionar o membro para suportar o impacto de uma técnica de defesa ou ataque, mas, sem sentido amplo, quer significar também o conjunto de técnicas em que se usam pés e pernas.
É um golpe de quadril (koshi waza) porque o quadril ajuda o tori a elevar o uke, permitindo que o mesmo fique vulnerável à varredura.
Nage-waza
No judô, significa que o golpe foi desferido resultando na proteção do oponente, com queda, desde que este tenha ficado com as costas por completo no tatame, ou quando sejam aplicadas imobilizações, dentro de um tempo determinado, ou pela desistência do adversário em casos de chaves, de mãos ou pés, e estrangulamentos; ...
É uma técnica de ashi onde o tori trava a base do uke colocando o pé na altura de seu joelho. Aplica-se uma força no joelho ao mesmo tempo em que o kuzushi com as mãos força o uke pro lado oposto, proporcionando assim um giro e a projeção completa.
Tachi-Waza: A Tachi-Waza é a técnica em pé. Te-Waza: A Te-Waza é a técnica de braço. Yoko-sutemi-Waza: A Yoko-sutemi-Waza é a técnica de sacríficio para o lado. Para lhe auxiliar ainda mais, veja abaixo um vídeo de técnicas diversificadas do judô.
Te waza (手技) é o termo pelo qual são conhecidas no caratê as técnicas de mãos e braços. Mas, em que pese referir a mãos, o conjunto de técnicas é de amplo espectro sem, contudo, ter a abrengência e o significado que dado no judô, que se refere a um kata específico.
Podemos dividir todas as técnicas do Judô em 2 grandes grupos, sendo eles: Nage-Waza e Katame-Waza. Dentro do grupo Nage-Waza temos 68 técnicas divididas em: Te-waza (técnicas de braço, contendo 16 golpes) Koshi-waza (técnicas de quadril, contendo 10 golpes)
Principais golpes de Judô
Te-waza