CR – Se o produtor, ao amarrar o saco no engaço, utilizar fitas coloridas, poderá ter uma previsão de colheita, que variará de uma para outra região.
A reprodução da bananeira normalmente é feita por via vegetativa, em que ocorre a separação de brotos da planta-mãe que darão origem a outro indivíduo. Nesse caso, a planta não possui variedade genética, sendo idêntica à planta-mãe.
A cultura da banana tem maior exigência por solos profundos (mais de um metro), ricos em matéria orgânica e sem encharcamento. Devem-se evitar solos muito arenosos, pobres em matéria orgânica e de baixa capacidade de armazenamento de água.
Na cultura da banana não ocorre uma nítida sazonalidade da oferta, com períodos de escassez total da fruta, pois se trata de uma cultura perene e com produção relativamente constante durante todo o ano, principalmente para a nanica, já que a prata, essa sazonalidade já é mais marcante.
12 a 14 meses O desenvolvimento de uma bananeira é, em média, de cerca de 12 a 14 meses, desde o crescimento da planta até ao corte do cacho de bananas. Nesse período a planta nasce, rebento da planta mãe, cresce e morre, completando, como todo o ser vivo, o ciclo mais certo e mais perfeito da natureza – a vida.
Principais benefícios da realização da desfolha na época certa: 1) Elimina folhas cuja atividade fotossintética não correspondem aos requerimentos fisiológicos da planta. 2) Proporciona melhores condições de arejamento e luminosidade do bananal. 3) Proporciona maior rapidez no desenvolvimento dos rebentos.
Você pode plantar a bananeira por meio de uma muda da própria planta. Na natureza, o que acontece geralmente é a reprodução de forma assexuada, por meio da propagação vegetativa do rizoma. O rizoma é como um caule horizontal que as bananeiras têm por baixo da terra. Dele nascem outras bananeiras.
De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.
6 - Condução do bananal Com a lurdinha, pode-se conduzir tecnicamente o bananal, deixando-se em cada cova apenas uma geração: mãe, filho e neta' (Fig. 2). 0 "filho" escolhido para a produção da próxima safra será aquele com melhor desenvolvimento. Para a seleção do 'neto, usa-se o mesmo critério.
Apresenta produtividade média de aproximadamente 20 t/ha por ano e sob condições de solo de boa fertilidade, apresenta rendimento médio de até 40 t/ha por ano.