A hemoglobina na urina é positiva quando, após o exame químico com tira reagente, surgem sinais, traços ou cruzes na tira e, negativa quando não se verificam alterações. Geralmente, quanto mais traços ou cruzes estiverem presentes na tira, maior a quantidade de sangue na urina.
A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual.
O resultado pode ser fornecido em uma graduação de cruzes que geralmente vai de 1 a 4. Quanto mais cruzes, maior o grau de alteração. Alguns laboratórios evitam o uso de cruzes (+) pois o significado pode estigmatizar a relação com a gravidade da doença, preocupando o paciente de formas inadequada.
Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando a quantidade de hemoglobina em um indivíduo cai abaixo dos valores que consideramos normais, temos o que chamamos de anemia.
Sinais e sintomas
Normalmente, o organismo elimina a glicose através da urina apenas quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos (como no diabetes mellitus não controlado). Na maior parte das pessoas saudáveis, a glicose do sangue filtrada pelos rins é completamente reabsorvida para o sangue.