Para os cristãos, a palavra "arrazoar" é conhecida por estar presente em alguns trechos da bíblia sagrada. No livro de Isaías 1:18, por exemplo, está escrito: "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor". Neste contexto, o termo apresenta um sentido de discutir ou falar com Deus sobre determinado assunto ou situação.
Discorrer, conversar, discutir.
"Que arrazoais em vossos corações?" Quando Jesus disse que tinha autoridade para perdoar pecados, os escribas e fariseus duvidaram. ... Deu-lhes então, prova cabal de que realmente tinha autoridade para perdoar pecados. Todos ficaram atônitos e deram glória a Deus.
2) Antes de ingressar no efetivo mérito da pergunta, observa-se que existem, nos meios jurídicos e forenses, razoar e arrazoar, ambos com o mesmo significado de expor as razões, os motivos ou os fundamentos em uma peça, como se dá em uma petição inicial, uma contestação, um recurso.
1. Preservar com cautela. 2. Ter cautela; premunir-se.
Em contrarrazões o recorrido apresentará argumentos contrários tentando demonstrar que a Constituição não foi afrontada pela decisão recorrida que o favoreceu.