Professor. Professor ou docente é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
Ato de aprender; aprendizagem. Exemplo de uso da palavra Discência: Não há docência sem discência.
O curso Docência do Ensino Superior traz como objetivo formar especialistas de diversas áreas do conhecimento para o exercício da docência na educação superior através da instrumentalização dos docentes com metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos atualizados.
Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.
A livre-docência é o mais alto grau de titulação que um acadêmico pode chegar. Ele é direcionado apenas para portadores de título de doutor. A livre-docência atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa. É um título obrigatório em algumas instituições como requisito para a candidatura a professor titular.
O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição. Os docentes são responsáveis pela formação dos estudantes, auxiliam na formação e no processo de aprendizagem dos alunos.
"Pedagogia da autonomia" – Não há docência sem discência O autor defende com veemência a autonomia do educando e sugere a reflexão sobre a prática educativa, afirmando que formar é muito mais que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas.
9 sinônimos de docente para 2 sentidos da palavra docente: Professor: 1 orientador, formador, lecionador, mestre, professor, educador, lente.
Quem pode lecionar? De acordo com a legislação, qualquer pessoa que possuir em seu currículo formação de Mestrado ou Doutorado tem liberdade para exercer a função de docente. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) determina que a formação da docência varie conforme a área de atuação pretendida.
Foram considerados três desafios: (1) falta de fiscalização da qualidade do Ensino Superior; (2) valorização excessiva da pesquisa e desvalorização da docência; (3) necessidade de um ensino atual e motivador.