"Araponga" deriva, segundo o Houaiss, do tupi gwïra'ponga (ave sonante), forma atestada desde o século 16 para uma espécie de pássaro (Procnias nudicollis).
Etimologia. "Araponga", "guiraponga", "uiraponga" e "iraponga" vêm do termo tupi wi'rá põga, "pássaro soante". O nome é uma referência ao seu canto, que lembra o som do bater de ferro em uma bigorna. O som também inspirou os nomes "ferreiro", "ferrador" e "pássaro-campana".
O vocábulo, tal como utilizado atualmente, deve ter uma origem distinta do termo "guirá" (usado freqüentemente como prefixo na língua portuguesa, às vezes modificado em "ara-" ou "guara-") oriundo do guyrá tupi, traduzido como ave, simples e genericamente.
Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.
Xingu é um substantivo de língua portuguesa que foi importado diretamente da língua tupi-guarani. O significado de Xingu é: água boa e limpa.
O Agente X-9 era um detetive, um agente secreto do FBI. E essa história em quadrinhos fez muito sucesso dos anos 40 aos anos 70, criando este termo x-9 como sinônimo de delator, dedo duro ou fofoqueiro. ... Porque eles ficavam no Pavilhão X9 e que eram informantes da polícia e recebiam delação premiada.