substantivo masculino Ação ou efeito de desjejuar, de sair de um período sem se alimentar. Primeira refeição que se faz pela manhã; café da manhã. Etimologia (origem da palavra desjejum). Des + jejum.
O ideal para o café da manhã é comer um pouco de cada grupo alimentar, que são carboidratos, proteínas e gorduras, mas os alimentos nunca são compostos de apenas um nutriente, e isso é muito bom. Por exemplo, as frutas são ricas em carboidratos, mas têm também muitas vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos.
O café da manhã é fundamental para a manutenção de energia. "O café da manhã é responsável pela regularização de diversos hormônios, assim como o cortisol, que tem seu pico elevado pela manhã e à noite. Dentre seus benefícios está a melhoria do trânsito intestinal e formação do bolo fecal.
Açúcar, xaropes, chantilly, entre outros ingredientes, podem tornar uma xícara de café em uma verdadeira bomba calórica. Prepare-se para a fome: se está sempre atrasada para o trabalho e não tem tempo de parar para o café da manhã, aposte nos lanchinhos saudáveis e sem açúcar, como o mix de castanhas e frutas.
Ele começa a ser produzido às 6h, e entre 7h e 8h seus níveis no corpo atingem o maior patamar, o que significa que esse é o horário perfeito para acordar. A grande questão é que o ideal é tomar o café da manhã 1 hora depois de se despertar.
Cortar o período em que ficou em jejum, sem se alimentar.
Um café da manhã saudável vai manter a glicemia (nível de açúcar no sangue) equilibrada e fornecer energia para você realizar suas tarefas. Para isso, foque no consumo de proteínas (ovo, queijo, iogurte) e carboidratos saudáveis (frutas, cereais integrais).
Boas pedidas matinais Café com leite: dá aquele gás para começar o dia. Aveia: é fonte de fibras, que propiciam saciedade e ajudam a controlar o colesterol e a glicemia. Casa bem com frutas e iogurte. Pão integral: possui carboidratos que não geram picos de açúcar no sangue.