Oligúria e anúria são a diminuição e a ausência da produção de urina, respectivamente. No caso de um adulto, com uma dieta normal, são eliminados em média 1500ml de urina pelos rins diariamente. A diminuição da produção de urina pode ser um sinal de desidratação, insuficiência renal ou de uma obstrução urinária.
Quais são as causas da oligúria ? A desidratação é uma causa frequente de oligúria , porque o organismo tende a compensar a falta de água com uma menor produção de urina . Por outro lado, a desidratação pode ser causada por diarreia e febre , sobretudo em lactentes e crianças pequenas.
A oligúria é diagnosticada quando o volume de urina é menor do que 400 ml em um dia ou 30 ml em uma hora, sendo considerado que a média de um adulto saudável é de 800 ml de urina por dia. As principais causas de oligúria são a diminuição do fluxo renal ou pressão baixa.
A micção normal Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 10 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
Oligúria é o termo médico usado para definir a diminuição da quantidade de urina, também chamada de débito urinário. A oligúria é diagnosticada quando o volume de urina é menor do que 400 ml em um dia ou 30 ml em uma hora, sendo considerado que a média de um adulto saudável é de 800 ml de urina por dia.
O fluxo urinário e o fluxo de diurese são sinônimos. Um fluxo urinário normal compreende entre 8 ml por dia, dependendo da quantidade de fluido que é absorvida.
Num adulto normal de peso médico, geralmente, tende a situarse entre os 1 000 e os 2 000 ml por dia, quantidade que costuma ser eliminada entre quatro a seis micções.
excreção de potássio urinário (mEq/kg) = KU /Peso; diurese (ml/kg/dia) = (volume urinário de 24 horas / Peso).