A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.
Depois, geralmente com 12 meses, chega o tão esperado momento em que os bebês começam a falar palavras como "mamã", "papa", "dá", "qué" e onomatopeias como "auau" e "miau".
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses.
O bebê, por volta dos 12 meses, consegue compreender ordens simples como "dá" ou "tchau", emite sons parecidos com a fala, diz "mama", "papa" e faz exclamações como "uh-oh!" e tenta repetir as palavras que ouve.
Fome: "É um choro que vem do movimento de sugar, faz um som parecido com um 'né'. Se você reparar bem em seu bebê, vai conseguir encontrar este sinal." Sono: "Este vem do bocejar e por isso, a boca do bebê forma uma circunferência, ela fica bem ovalar. O som que ele emite é bem vogal e parecido com um 'au'."
O bebê que balbucia palavras na hora que você fala com ele também está "falando". Ele sente prazer em ouvir uma voz familiar de carinho. Se ele sorri a qualquer interação, é outro indício de que está contente. A criança que tem um sono tranqüilo e uma alimentação adequada expressa maior contentamento.
Confira como estimular o bebê a falar:
Para estimular o bebê a falar são necessárias brincadeiras interativas em família, interação com outras crianças, além de estimular o bebê com músicas e desenhos por curtos períodos de tempo.
É muito provável que a primeira palavra do seu bebê seja papai ou mamãe, porque é o que geralmente lhe ensinamos a dizer; mas também pode ser qualquer outra que tenha a ver com a sua alimentação, o nome das pessoas ao seu redor ou alguma coisa que ele escute com frequência.
Confira como estimular o bebê a falar: