A Alteplase, conhecida também como ativadora do plasminogênio tecidual, é uma enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos.
Em 1996 a agência de regulação de drogas e alimentos dos Estados Unidos da América, aprovou o uso do ativador do plasminogênio tissular recombinante (rt-PA) como trombolítico para casos selecionados de acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCi).
Segundo a National Libray of Medicine, as principais indicações do trombolítico são: Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Infarto Agudo do Miocárdio. Embolia Pulmonar Maciça....Outras Indicações
Alteplase é indicado para:
A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal.
Reações adversas e efeitos colaterais do Alteplase A reação adversa mais frequente associada ao Alteplase é a hemorragia (≥ 1/100, < 1/10: maiores sangramentos, ≥ 1/10: qualquer hemorragia), produzindo queda dos níveis de hematócrito e/ou hemoglobina.
Ativador do plasminogênio tecidual (abreviado como t-PA, AP-t ou PLAT) é uma protease sérica secretada que converte a proenzima plasminogênio em plasmina, que é uma enzima fibrinolítica. O plasminogênio é sintetizado como uma cadeia única que é clivada pela t-PA na plasmina de duas cadeias ligadas por dissulfato.
A terapia trombolítica está indicada nos seguintes casos: Instabilidade hemodinâmica; Déficit de perfusão em mais da metade da árvore arterial pulmonar (embolia pulmonar maciça); Falência de VD (indicação relativa – individualizar conduta).
O uso de trombolíticos para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) segue o princípio de que a recanalização precoce dos vasos coronarianos ocluídos possa melhorar a evolução clínica dos pacientes. Quanto mais cedo o fluxo sanguíneo for restaurado, maiores as chances de evitar a morte do músculo cardíaco.
Administrar uma dose de 15 mg como bolo intravenoso, seguida de infusão de 0,75 mg/kg de peso corpóreo (até o máximo de 50 mg) durante os 30 primeiros minutos, seguida por uma infusão intravenosa de 0,5 mg/kg de peso corpóreo (até o máximo de 35 mg) durante os 60 minutos seguintes.