O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. ... A origem das palavras alaúde e oud possivelmente remontam da palavra árabe al'ud, "a madeira". Alguns investigadores sugerem também que seja uma simplificação da palavra persa rud, que significa corda, instrumento de cordas ou alaúde.
1. [ Música ] Instrumento de cordas, de origem árabe, com caixa-de-ressonância em forma de meia pêra e braço comprido. 2. [Figurado] Estro; plectro.
As origens desse instrumento vêm do Oriente Médio, mais precisamente da cultura moura. No século 18 foi introduzido na Europa através da Espanha dominada pelos árabes. O chamado alaúde renascentista tornou-se, até o século 15, o principal instrumento de cordas dedilhadas usado pelos europeus.
O Alaúde foi introduzido na Europa entre os séculos XII e XIII e utilizado durante um período superior a 500 anos e, por algum tempo, foi o instrumento musical mais importante na cultura Europeia. Descende em filiação directa do Ud ou Oud, um instrumento com origem no norte da África e no Médio Oriente.
O alaúde é um dos instrumentos musicais mais importantes dos povos árabes e islâmicos. Ele é reconhecido pelo seu formato de uma pera cortada no meio e, também, pela ausência dos trastes (comuns em outros instrumentos de corda).
A viola de mão ou vihuela (em castelhano) é um instrumento de cordas ibérico aparentado com o alaúde renascentista, de que retoma o acordo em quarte, e não um antepassado da guitarra, com a qual coexistia, embora partilhem um formato parecido. ... As cordas eram de tripa, sendo as mais graves banhadas entornadas de prata.
O nome do alaúde nasceu da palavra árabe oud (ud ai: madeira). Mais tarde, ele deu a palavra "Luthier". Arrancado instrumento de cordas trazido pelos árabes do século VII, se espalhou por toda a Europa através dos luthiers árabes que se instalaram em todos os lugares na Idade Média.
É chamado alaúde o instrumento cordofone de braço (local onde repousa a mão que pressiona as cordas) curto, utilizado para solo, bastante popular na música do período do Renascimento na Europa. Sua importância na música renascentista é bastante enfatizado em pinturas, gravuras e descrições de época.
alaúde É comum encontrarmos pessoas ou mesmo textos na internet dizendo que o alaúde é o antecessor do violão.
alaúde O alaúde, que já era largamente utilizado na música medieval, teve, no período renascentista, parte de seu braço, onde ficam presas as cordas, entortado para trás e as cordas passaram a ser duplas, ou seja, afinadas aos pares em uma mesma nota. Ainda da família dos alaúdes, temos a teorba ou tiorba.