Significado de Arbitrariedade Modo de agir arbitrário (sem justificativa); capricho. [Jurídico] Ação em que há uso abusivo de autoridade; violência ou despotismo.
Na linguística saussuriana, diz-se que a relação que une o significado ao significante é marcada pela arbitrariedade. De forma geral, pode-se dizer que o signo linguístico é arbitrário porque é sempre uma convenção reconhecida pelos falantes de uma língua.
1 abuso, despotismo, autoritarismo, opressão, tirania, prepotência, violência, excesso, descomedimento, injustiça, iniquidade, caciquismo, discricionariedade.
SINAIS ARBITRÁRIOS São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente.
Os artistas criavam figuras apenas sugerindo as formas, sem representá-las de maneira realista e usavam as tintas sem misturá-las e criar degradês. Essa corrente levou o nome de "fauvista" depois de uma exposição realizada em Paris, em 1905. ... Tal denominação veio por conta do uso intenso e arbitrário das cores.
"não se confundem discricionariedade e arbitrariedade. Ao agir arbitrariamente o agente está agredindo a ordem jurídica, pois terá se comportado fora do que lhe permite a lei. Seu ato, em consequência, é ilícito e por isso mesmo corrigível judicialmente.
substantivo feminino Ação feita com a intenção de enganar ou ludibriar alguém; em que há fraude; embuste: enriqueceu-se fazendo falcatruas! Etimologia (origem da palavra falcatrua). De origem questionável.
Em um deles, fala-se que na iconicidade presente na Língua de Sinais Brasileira existe símbolos que fazem alusão à imagem da coisa ou aquilo que vai ser representado. ... Ou seja, cada palavra é arbitrária porque é uma convenção reconhecida pelos falantes de uma determinada língua.
A grande maioria dos sinais da LIBRAS são arbitrários, não mantendo relação de semelhança alguma com seu referente. Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento.