A instrumentalidade como mediação possibilita a passagem de ações meramente instrumentais (onde predomina a racionalidade técnica) para o exercício profissional crítico.
Foram abordados os níveis propostos por Guerra (2005a, 2005b) que afirma que a instrumentalidade no Serviço Social, pode ser pensada em três níveis: no que diz respeito a sua funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; no que se refere ao seu aspecto instrumental operativo, e como mediação que permite a passagem ...
O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção.
A instrumentalidade do processo penal indicada pela doutrina consiste em dizer que o processo é o instrumento pelo qual se valerá o Estado para que seja verificada a existência ou não de um crime, para que assim seja possível a aplicação de uma sanção penal (TOURINHO FILHO, 2010, p.
O conjunto dessas ações é o que caracteriza a instrumentalidade no trabalho do assistente social. É a capacidade de modificar a forma de trabalho e se readaptar, focando no objetivo único de alcançar o propósito desenhado, que o trabalhador demonstra o sucesso de suas ações.
Quais os níveis em que tem se manifestado a instrumentalidade do Serviço Social? de ser, pensar e agir na ordem social capitalista. Ela possui duas características fundamentais: o formalismo e a abstração. Ela é a lógica necessária à manutenção da ordem social e tem no positivismo sua mais alta expressão.
A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados.