Ouça em voz altaPausarEsse distúrbio é conhecido como Síndrome da Cabeça Explosiva e ocorre durante o início sono, quando o cérebro está "desligando", sendo que aqueles que a possuem podem ouvir explosões, batidas de portas, trovões, etc.
Ouça em voz altaPausarNão é pesadelo nem sonambulismo, e sim um problema à parte, caracterizado pela intensidade dos episódios. O indivíduo se levanta, grita, faz expressões de medo, fica extremamente agitado e parece estar em pânico.
Ouça em voz altaPausarO terror noturno é um tipo de parassonia (distúrbio do sono) muito parecido com o sonambulismo. A pessoa tem diversos episódios em que se contorce na cama, grita e chora de maneira incontrolável, sendo que ela não se lembra de nada no dia seguinte.
Ouça em voz altaPausarUm ruído cujo som é tão alto e forte a ponto de parecer uma explosão – e tudo isso acontecendo dentro da sua cabeça. A descrição pode se assemelhar à sinopse de um filme de terror, mas na prática se trata de um distúrbio conhecido como Síndrome da Cabeça Explosiva.
Ouça em voz altaPausarA causa exata do terror noturno ainda não é conhecida, mas acredita-se que esteja ligada a um estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono, que aconteceria porque as suas células ainda não estão maduras. Os seguintes fatores também podem estar relacionados ao problema: NÃO PARE AGORA...
Ouça em voz altaPausarTerror noturno São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.
Ouça em voz altaPausarA ansiedade, o transtorno de bipolaridade e a depressão também podem desencadear o terror noturno. Se a criança estiver passando por uma situação estressante, seja na escola ou em casa, ela também pode ter episódios de pânico durante a noite. A ocorrência é mais comum quando o estresse é prolongado.