Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor. Em geral, a probabilidade é maior que 98%.
Como identificar as calcificações benignas?
A mamografia é capaz de identificar com precisão as calcificações tipicamente benignas, seguindo uma classificação que vai de 1 a 5: 1 1 e 2: Completamente benignas; 2 3: Realiza-se outro exame após 6 meses; 3 4 ou 5: É solicitada uma biopsia. More ...
Por que a calcificação mamária é benigna?
Esse processo pode ocorrer em decorrência do seu próprio envelhecimento ou de alguma doença benigna ou maligna da mama. Logo, nem toda calcificação mamária está associada a algum problema mamário. Na realidade, a maioria absoluta das calcificações mamárias é benigna e aparece naturalmente com o envelhecimento da mulher.
Qual a classificação das calcificações?
De acordo com as características, as calcificações podem ser classificadas em: Calcificação benigna, que é caracterizada por grandes calcificações, devendo ser acompanhado por meio de mamografia a cada ano; Calcificação provavelmente benigna, em que as macrocalcificações possuem aspecto amorfo, devendo ser acompanhado a cada 6 meses;
Como é feito o diagnóstico das calcificações mamárias?
O diagnóstico das calcificações mamárias normalmente é feito por meio de exames de rotina, como a mamografia e a ultrassonografia de mama.