Diz a lenda que essa fruta tão poderosa foi batizada em uma tribo indígena da Amazônia. Já pela etimologia da palavra açaí é que começa a história, pois encontra-se no vocabulário tupi "ïwasa'i", que significa "fruto que chora", ou fruto que expele água.
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa "fruta que chora". Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.
O corpo da filha de Itaki foi encontrado na manhã seguinte, abraçado à palmeira. ... Ao observar a palmeira, Itaki percebeu que no local para onde os olhos de Iaçã estavam direcionados abundava um pequeno fruto escuro. Tratava-se do açaí. O cacique mandou então que todos os frutos fossem colhidos.
substantivo masculino [Botânica] Palmeira nativa da Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e de alguns estados brasileiros (Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão), cujos frutos de cor roxo-escura produzem uma polpa a partir da qual se faz um sumo muito apreciado (suco de açaí): restaurante especializado em sumo e palmito de ...
amazônica Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces.
Itaki Itaki então mandou que apanhassem os frutos, deles foi obtido um suco avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (Iaçã invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.
Catarina de Médici As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.