Resposta: Nessa tirinha, a expressão "alguém para abrir as cortinas" seria "alguém para te levantar o astral" ou, se fossemos analisar ao "pé da letra" a expressão, na tirinha, a personagem diz que, "em dias que a gente acorda pensando nas coisas ruins da vida, chegamos a pensar besteiras, como dormir para sempre".
Abrir a cortina é abrir os olhos para a vida, olhar pro outro lado, iluminar a vida, ser mais otimista.
Ela grita e levanta as mãos querendo despertar a amiga da inércia em que está. f) Que expressão mostra que, apesar disso, a personagem gosta da "abertura das cortinas"? A cabeça dela dividida em duas partes, como se fosse uma cortina.
Mafalda é uma personagem criada pelo cartunista argentino Quino (1932-2020).
f) Que expressão mostra que, apesar disso, a personagem gosta da "abertura das cortinas"? A cabeça dela dividida em duas partes, como se fosse uma cortina.
A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.
E) A personagem é sua mãe. Ela grita e levanta as mãos querendo despertar a filha. F) Ela gosta disso porque, tem dia que ela acorda pensando em coisas ruins, mas sempre tem uma pessoa para abrir as cortinas. Bom...
Os recursos que torna a frase bastante energética é o verbo no sentido imperativo, o substantivo agora e o sinal de exclamação.