Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. Marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.
Se você tiver uma manchinha nas costelas, por exemplo, pode ser que tenha levado uma facada ou um tiro nessa parte do corpo em outra vida. Pessoas que sofrem de gastrite e problemas estomacais têm grandes chances de terem sido mortas por envenenamento.
Essas manchas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo e ate mesmo em diversas cores, formas e tamanhos são chamadas de marcas de nascença. Podem ser na cor marrom, preto, azulada, branca, vermelha, roxa ou cor de rosa, que é o que define como uma marca pigmentar ou vascular.
Menos observadas, após o nascimento, do que as manchas vermelhas, as marcas de nascença brancas podem aparecer em relevo ou de forma plana sobre a pele. Embora as manchas brancas sejam geralmente inofensivas, elas podem resultar em uma perda permanente de pigmentação na área afetada.
Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece.
Os pés representam viagem ou marcha e as pessoas serão atraídas por segui-lo. Pode também sinalizar que você será reconhecido por suas obras. Parte do corpo que está ligada à alimentação abundante e riqueza. A pinta nesta área significa boa reputação, generosidade e inclinação para ajudar os outros.
As manchas de nascimento na pele do bebê Convém estar atenta a qualquer mancha ou marca de nascimento, especialmente se muda de cor ou de tamanho. A origem dessas frequentes manchas de nascença no bebê pode ser genética ou devido alguma alteração hormonal da mãe durante a gravidez.
As manchas de nascença podem ser clareadas, mas nenhum tratamento consegue removê-las por completo ou deixá-las com o tom uniforme em relação ao restante da pele. Contudo, o laser é o procedimento mais eficiente, pois destrói o pigmento presente na área da mancha escura.