Segundo a Audi, a sigla TFSI é a abreviação de injeção direta turbo. A marca alemã foi a primeira montadora no mundo a produzir esta tecnologia em larga escala a partir de 2004.
TFSI (Injeção Estratificada a Combustível Turbocompressor) é uma denominação que pertence ao grupo Volkswagen. É utilizada para identificar os motores turbocomprimidos com sistema de injeção direta do combustível instalados nos carros Audi desde 2004.
Em relação ao FSI (Fuel Stratified Injection), o sistema TSI tem como diferencial a aplicação do turbocompressor, que eleva a potência, porém o sistema de injeção direta continua a ser o mesmo, mudando apenas o gerenciamento e calibragem dos componentes.
Ao combinar um turbocompressor com um sistema de injeção direta, a tecnologia TFSI atinge resultados claramente superiores: maior potência e dinamismo, a par com um menor consumo de combustível.
O funcionamento do motor TSI combina injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar em um modelo compacto. O combustível é injetado sob altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica, o que corresponde ao equivalente a 1.200 m embaixo d'água) diretamente na câmara de combustão.
Ap. (Boletim ) Aprovado. Apartamento.
R$ 103.990,00preço à vista.
Novo Polo 2022: preço, consumo, motor, versões, revisão, fotos
A injeção indireta é o sistema mais utilizado por ser mais simples e barato. Em contrapartida, é menos eficiente na administração do consumo de combustível em comparação com a injeção direta. O seu funcionamento consiste em injetar o combustível no coletor de admissão, ainda fora da câmara de combustão.
Audi CEPA 2.5 TFSI Tal como vimos no BUH 5.0 TFSI, também neste motor a Audi recorreu ao melhor que existe no mercado. No novo Audi RS3 este motor atingiu pela primeira vez a cifra dos 400 cv de potência.