A presidência do termo circunstanciado (TC) à luz dos tratados sobre Direitos Humanos e outras considerações. A condução do Termo Circunstanciado por qualquer órgão que não seja a polícia civil, presidido pelo Delegado de Polícia é um fato grave e que avilta as instituições democraticamente constituídas.
3) O que é Termo Circunstanciado (TCO)? A Lei 9.099/95 determina que, nos casos de infração de menor potencial ofensivo, a autoridade policial lavre o "termo circunstanciado", encaminhando-o, imediatamente, ao Juizado Especial. Note-se que, não se trata de uma opção da autoridade policial (delegado).
Diferentemente do boletim de ocorrência, o Termo Circunstanciado é instrumento jurídico indispensável para que o Estado-Administração possa promover a responsabilidade daquele que venha a praticar infração penal (crime com a pena igual ou inferior a dois anos ou contravenção penal), quando se tratar de ação pública ...
O termo circunstanciado de ocorrência, é uma peça que não precisa se revestir de formalidades especiais e na qual a autoridade policial que tomar conhecimento de infração penal de menor potencial ofensivo, com autor previamente identificado, registrará de forma sumária as características do fato [...]
Perguntar se alguém quer "tc" significa convidar essa pessoa para "teclar", ou seja, conversar online.
Na primeira semana de dezembro, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) reconheceu que a Polícia Militar e a Polícia Federal Rodoviária podem lavrar TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). O TCO é um documento similar ao inquérito policial, só que menos formal, sem a necessidade da coleta minuciosa de provas.
A função do TCO é registrar os fatos que, em tese, configuram-se como infrações penais de menor potencial ofensivo. ... O termo circunstanciado de ocorrência substitui o inquérito policial, permitindo que a investigação policial seja concluída de forma mais célere. Ele não se confunde com o boletim de ocorrência.
A assinatura deste documento possibilita que o indiciado seja colocado em liberdade imediatamente, sem abertura de inquérito policial para investigar quem o assinou.
O termo circunstanciado de ocorrência é procedimento administrativo que substitui o auto de prisão em flagrante e o inquérito policial. Nos termos do art. 61 da Lei 9.099/95, são infrações penais de menor potencial ofensivo os crimes e as contravenções penais a que a lei comine pena máxima não superior a dois anos.