Prefixo: O uso do prefixo GTX indica melhor performance para jogos e uso profissional de gráficos. Geração: É um modelo da série 900 da família GeForce, que começou a ser fabricada em 2014. Performance relativa: Este é um modelo de alta performance dentro da nona geração, com performance relativa 8.
O RTX simula o comportamento físico da luz, fazendo dessa a melhor placa para a reprodução de gráficos de videogame. Com ela, é possível vermos reflexos na água e uma sensação pixelizada muito menor. As placas gráficas da NVIDIA também possuem recursos de Inteligência Artificial nunca antes vistos.
O Ray Tracing, tecnologia que usa "traçados de raios" para criar melhores efeitos de luz, não é bem uma novidade criada só agora para deixar os jogos mais realistas. A técnica existe há anos no cinema, mas ainda não podia ser aplicada, em tempo real, em games por limitações técnicas até então.
As duas placas empatam, pois rodam jogos em Full HD na qualidade ultra sem dificuldades. ... Essa métrica pouco se reflete nos jogos, pois mesmo que a RTX 2060 tenha um desempenho melhor, a diferença é bem pequena. Por exemplo, no Forza Horizon 4, ela alcança os 111 de FPS, enquanto a GTX 1660 Ti consegue chegar a 99 FPS.
Diferenças técnicas A primeira é na quantidade de núcleos CUDA. Enquanto a RTX 2060 possui 1.920 núcleos, rodando a um clock entre 1.365 e 1.680 MHz, a GTX 1660 Ti tem um pouco menos de núcleos, com 1.536 unidades rodando a um clock entre 1.500 e 1.770 MHz.
O Ray Tracing é uma forma de renderização de gráficos 3D por computador, que até então não era aplicada aos games por limitações técnicas e, agora, é o grande diferencial das placas de vídeo de nova geração, que prometem oferecer imagens cada vez mais realistas e impressionantes.
Além disso, tecnologias como Ray Tracing, antes exclusivos das GPUs GTX 16 e RTX da Nvidia, ficam disponíveis nos modelos, a exemplo do que já acontece nas placas da AMD presentes nos consoles de nova geração Playstation 5 (PS5) e Xbox Series X.