A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional.
O que é DIT: DIT é uma sigla que significa Divisão Internacional do Trabalho, que expressa a forma como é feita a distribuição da produção em termos globais, entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. ... A divisão internacional do trabalho pode ser separada em três fases.
Resumidamente, a DIT passou por três sucessivos períodos. O primeiro ocorreu durante o chamado Capitalismo Comercial, o segundo, durante o Capitalismo Industrial; e o terceiro, durante o Capitalismo Financeiro.
Divisão internacional de Trabalho (DIT), consiste na divisão das atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e geralmente com industrialização tardia), e os desenvolvidos (economicamente mais fortes, ...
A primeira DIT é conhecida como a DIT do Imperialismo. Ela funcionava em um contexto no qual existiam muitas colônias nos continentes da Ásia e da África. A relação, aqui, era parecida com a do Pacto Colonial. As colônias produziam matérias-primas para as suas metrópoles se desenvolverem.
A forma tradicional da DIT se desenvolveu a partir do século XVI, no período das grandes navegações e da colonização. Assim, assume uma forte divisão entre a produção das metrópoles e a extração de produtos nos territórios colonizados.
A Nova Divisão Internacional do Trabalho é marcada pelo comércio entre os países do globo e pela recente industrialização de nações, especialmente ex-colônias da América e da Ásia. Desse modo, estabelece-se uma relação de produção e comércio entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.
Metrópoles: produtos manufaturados. Colônias: exploração de metais preciosos, especiarias e tráfico de escravos. Países industrializados: produtos industrializados. Países não-industrializados: matéria-prima e bens primários.
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial internacional. Considerando que é impossível que um único país seja potencialmente produtor de todas as mercadorias, dividem-se os campos de especialização produtiva pelas diversas partes da Terra.