Um reator de água pressurizada, também referido pela sigla PWR (do inglês pressurized water reactor), é o tipo de reator nuclear que constitui a grande maioria das centrais de energia nuclear no ocidente e é um dos três tipos de reatores de água leve (LWR, na sigla em inglês), os outros tipos sendo os reatores de água ...
As usinas nucleares de água pressurizada, também chamadas de PWR (pressurizad water reactors - "reator de água pressurizada") mantêm água sobre pressão para que ela esquente mas não evapore. Essa água em altíssima temperatura é então circulada por uma tubulação e então esquenta outro tanque de água.
Também chamado de balastro, o reator é um limitador de corrente elétrica muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e outros dispositivos elétricos. Trata-se de um aparelho indutor que adequa a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos equipamentos elétricos.
No reator BWR, a água utilizada é água leve (água da torneira). Este tipo de reator nuclear usa um único circuito de resfriamento. A água leve circula pelo núcleo onde capta o calor das reações nucleares, ferve, produzindo vapor. O vapor gerado no núcleo do reator sai pela parte superior.
O reator de água pressurizada é um tipo de reator nuclear. A principal característica desse tipo de reator é a utilização de água submetida a alta pressão no circuito primário para evitar que ferva. Atualmente, é o tipo de reator nuclear mais usado em usinas nucleares em todo o mundo.
Os reatores eletrônicos limitam a corrente elétrica e, por isso, ajudam a aumentar a vida útil da peça. O acessório opera em alta frequência, possibilitando maior fluxo de luminosidade, com menor consumo de energia. Para a compra do reator, portanto, é preciso considerar o tipo, o tamanho e a potência da lâmpada.
Os reatores nucleares foram desenvolvidos para que pudessem sustentar uma reação em cadeia contínua de fissão, que acontece em um combustível de urânio sólido cercado por água e feito somente para esse objetivo. Então, quando o reator é ligado, os átomos de urânio se dividem, liberam nêutrons e se aquecem.