Poucos motoristas percebem uma seta no painel, ao lado do ícone da bomba de combustível, que traz uma indicação para facilitar na hora de abastecer o carro.
Como saber a quantidade de combustível no tanque?
Essa informação consta no manual do carro. Assim, quando a luz de advertência se acender no painel (com o desenho de uma bomba de combustível), é possível saber a quantidade aproximada de gasolina ou etanol restante. Levando-se em conta o consumo do veículo, é possível estabelecer quanto ainda dá para rodar.
Qual a causa do não funcionamento do marcador de combustível?
A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba. Chamado de flutuador, ele é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar, alterando a medição do sensor de nível.
Como o marcador de combustível se romper?
Por exemplo, se o fio (geralmente marrom) se romper, o ponteiro do marcador de combustível irá para além da marcação, como se estivesse bem mais cheio que o comportado pelo tanque. Isso acontece se o fio estiver quebrado e suspenso no ar. Caso ele esteja tocando em alguma parte metálica, rapidamente marcará abaixo da reserva.
Será que o marcador de combustível é trivial?
O marcador de combustível parece um item trivial, apenas um pequeno relógio – analógico ou digital – presente no painel de todo automóvel. Curiosamente, o funcionamento deste marcador gerou dúvidas durante toda sua existência. A quantidade de combustível disponível no reservatório consiste em um item muito importante ao conduzir um veículo, ...
Como alterar as medidas do marcador de combustível?
Porque pode alterar as medidas do marcador de combustível, o que pode exigir uma regulagem por profissional. Mas quando as letras "E" e "F" – que seria a escala toda da reserva a de tanque cheio – (incluindo a de 1/2 tanque como na figura acima) – piscarem juntas, temos um problema.