"A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. ... A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A segunda diz que o Reino é pequeno e, aparentemente, insignificante, mas que crescerá até tornar-se uma grande árvore, cujos ramos chegam até os confins da terra. E tudo, como disse Jesus, pela força intrínseca daquela pequenina semente que é a Palavra de Deus que cresce nos corações.
O Semeador é Jesus; a semente é a palavra de Deus; os tipos de solo são os corações das pessoas. Partindo disso, a parábola começa a ficar mais clara para nosso entendimento. ... O primeiro tipo de solo é o que está à beira do caminho, onde a semente (palavra) é pisada e as aves do céu a comem.
Eis, pois, o que significa essa parábola: A semente é a Palavra de Deus. O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho onde a Palavra do Reino foi semeada são aqueles que ouvem e não a entendem, e logo vem o Maligno e arrebata a Palavra que neles foi semeada no coração, para que não creiam e se salvem.
SEMEANDO E CULTIVANDO A PALAVRA DE DEUS. Nós colhemos no presente aquilo que semeamos no passado, e vamos colher no futuro aquilo que semeamos no presente. ... (3) Se você quer ter saúde no futuro você precisa começar hoje a cuidar da sua alimentação, do seu tempo de descanso, da sua aptidão física.
Devemos plantar boas sementes para colhermos excelentes frutos. Outro aspecto é que para colher é necessário plantar; para receber alguma coisa de volta, é preciso doar. Esse é o princípio divino, essa é a matemática de Deus: quanto mais se investe, quanto mais de doa, mais se tem.
A parábola do semeador é tão fundamental para a compreensão do processo evolutivo do espírito que o Mestre a interpretou para que não existisse qualquer dúvida. ... Ao narrar a parábola do semeador, Jesus considera o Homem como a própria semente e não como os diversos tipos de solo que recebem a semente da Palavra.
A parábola do semeador nos adverte a respeito das circunstâncias e atitudes que podem impedir qualquer pessoa que tenha recebido a semente da mensagem do evangelho de produzir uma boa colheita.
Jesus nesta parábola narrada em Mateus 13:24-30 nos diz que um homem semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
A parábola do semeador revela três tipos de pessoas