A ceia tem um significado muito particular para os cristão pois o próprio Jesus tomou a Santa Ceia com seus discípulos. Ele se referiu ao vinho como sendo o cálice da "Nova Aliança". No casamento a ceia tem esse significado, a simbolização de uma nova aliança que está sendo firmada pelo casal diante de Deus.
Em casamentos evangélicos é normal que os noivos decidam tomar a primeira ceia como casados durante a cerimonia. Alguns preferem a entrada de uma criança com o pão e a uva em uma bandeja muito bem decorada, outros solicitam ao cerimonial que deixem a bandeja com o pão e o vinho no altar.
Por exemplo, uma cerimônia de casamento é um rito que simboliza e que comunica, através dos votos e da troca das alianças, a decisão de duas pessoas de se unirem por meio de uma relação que envolve o corpo, a alma, a mente e o coração, em nome de um amor que dá sentido e significado às suas vidas.
Ainda que inusitada, a tendência noiva espera noivo no altar está em alta entre e garante uma união moderna e romântica. A principal mudança está na ordem de entrada do casal na cerimônia. Ao chegar primeiro, a noiva transfere todas as expectativas dos convidados para a reação que o noivo terá ao vê-la no altar.
Considerado como uma "instituição divina", o casamento Evangélico geralmente é celebrado por um pastor e na presença de toda a comunidade. ... O casal tem a liberdade de incluir uma leitura simbólica ou uma música de casamento que seja especial para os noivos.
A Ceia do Senhor é um ato espiritual partilhado por aqueles que estão em comunhão com Cristo. Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos os que o acompanhavam ou o ouviam. Ele ofereceu aos seus discípulos. Será diferente de oferecermos um jantar na Igreja onde todos poderão participar.
O significado do noivado não mudou muito com o tempo, significa a maturidade de um relacionamento e que os dois estão prontos para formar uma nova família. Alguns preferem se casar sem passar pelo noivado. Pode ser porque já moram juntos ou mesmo por uma opção do casal de ir direto do namoro ao casamento.
A razão da noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo no altar, durante a cerimônia, tem origem dos anglo-saxões. O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la.
Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.