Lembrança vaga e quase apagada. 3. Coisa de que se guardou memória inconscientemente.
Significado de Reminiscência [Filosofia] Platão. Recordação de uma verdade observada pela alma no momento da desencarnação e, quando retomada pela consciência, pode ser a eminência da base de toda sabedoria ou do conhecimento humano.
6 sinônimos de reminiscência para 2 sentidos da palavra reminiscência: 1 lembrança. 2 anamnese, memória, recordação, relembrança, rememoração.
A reminiscência é também conhecida como anamnese e se trata de uma recordação pouco precisa ou vaga de um acontecimento. Esse termo também pode ser usado para designar um parte ou fragmento de algo que já não existe mais ou mesmo para quando uma pessoa se recorda de maneira inconsciente.
A reminiscência é uma expressão da memória que recusa o saber inconsciente. O tratamento poderia se resumir no percurso que vai da memória sintomática à memória com saber inconsciente. Essa concepção liga indissoluvelmente sintoma, memória e trauma.
A Terapia de Reminiscência baseia-se na recuperação de memórias que a pessoa tem do seu passado – as suas memórias autobiográficas – e é bastante utilizada em pessoas com demência.
Por isso, Freud considera que os histéricos sofrem de reminiscência, ou seja, sofre com as lembranças que ficam na memória do sujeito, pois "não são as experiências em si que agem do modo traumático, mas a revivescência como lembrança depois que o sujeito ingressa na maturidade sexual".
1. [ Filosofia, Religião ] Transmigração das almas de uns para outros corpos.
Platão é também famoso por sua "teoria da anamnese" (reminiscência), de acordo com a qual muitos de nossos conhecimentos não são adquiridos através da experiência, mas já conhecidos pela alma na ocasião do nascimento, uma vez que a experiência serve apenas para ativar a memória.
Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço e o de sua reminiscência, a relação que o traço mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, com o intuito de preservar uma memória inteligível, distancia-a de sua conexão com a realidade sensível.