O que significa a presença de Staphylococcus aureus em um alimento?

O que significa a presença de Staphylococcus aureus em um alimento?

A intoxicação alimentar por estafilococos resulta da ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por determinados tipos de estafilococos, resultando em diarreia e vômito. Essa doença pode ser causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus.

Como é feito o diagnóstico da intoxicação por Staphylococcus aureus?

O diagnóstico de intoxicação alimentar por estafilococos, de uma forma geral, é confirmado pela identificação de contagens superiores a 105 UFC g-1 de S. aureus a partir dos restos de alimentos ou pela detecção de EE remanescentes nos alimentos [6].

Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?

As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.

O que significa a presença de Staphylococcus?

Staphylococcus aureus é a mais perigosa de todas as bactérias estafilocócicas mais comuns. Essas bactérias Gram-positivas, em forma de esferas (cocos) (veja a figura Como as bactérias tomam forma) frequentemente causam infecções cutâneas, mas podem causar pneumonia, infecções da válvula cardíaca e infecções ósseas.

Qual o reservatório do Staphylococcus aureus?

aureus causa intoxicação alimentar devido a ingestão do alimento contaminado pela enterotoxina. Em geral, quando mais baixa for a temperatura, maior será o tempo necessário para a produção de enterotoxina. O homem e os animais são os principais reservatórios, sendo a cavidade nasal o principal hábitat no ser humano.

Como prevenir lá bactéria Staphylococcus aureus?

COMO PREVENIR? Não existe uma vacina para proteger as pessoas da bactéria. Por isso, a melhor e mais eficaz forma de evitar o contágio é lavar as mãos regularmente com água e sabão e não coçar espinhas, machucados e feridas.

Quais as bactérias que causam intoxicação alimentar?

A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.

Como evitar contaminação por Staphylococcus aureus?

COMO PREVENIR? Não existe uma vacina para proteger as pessoas da bactéria. Por isso, a melhor e mais eficaz forma de evitar o contágio é lavar as mãos regularmente com água e sabão e não coçar espinhas, machucados e feridas.

Quais as principais características do Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.

Quais são os sintomas dos estafilococos?

  • Leite cru e derivados, creme, tortas recheadas com creme, salada de batata, atum, carne de frango, presunto, carnes e produtos a base de ovos já foram incriminados nos surtos alimentares envol- vendo os estafilococos. Os principais sintomas são náuseas, vômito, cãibras abdominais e diar- réia. O período de incubação varia de 2 a 4 horas.

Quais são as características do staphylocococus aureus?

  • RESUMO Este artigo de revisão tem como objetivo descrever as principais características do Staphylocococus aureus e a relação deste micro-organismo com as doenças transmitidas por alimentos. S. aureus é a principal espécie do gênero e o homem e os animais são os reservatórios.

Quais são as intoxicações por Staphylococcus aureus?

  • Staphylococcus aureus . As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.

Quais são os alimentos relacionados à contaminação com as toxinas estafilocócicas?

  • Os principais alimentos relacionados à contaminação com as toxinas estafilocócicas são os cremes, bolos e coberturas de bolo, produtos feitos com ovos, carnes, frangos, atum e maionese (ACHESON, 2000). Os principais sintomas dessa intoxicação são vômitos e diarreia, podendo ocorrer também náuseas, cólicas abdominais e sudorese.