Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Engana-se quem acredita que somente se refere à chuva, pois esta informação pode ser também neve, chuva e chuva de granizo.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Basicamente, a chance de chuva (probabilidade de precipitação) é uma probabilidade estatística de que ocorra uma precipitação considerável (geralmente acima de 0.1 mm) em uma dada área para um certo período de tempo especificado.
O clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos.
Os simbolos meteorológicos são utilizados para representar as condições de tempo e a previsão meteorológica para as diferentes cidades. Os simbolos meteorológicos, adaptados ao período noctuno, serão utilizados de acordo com a hora local.
Um exemplo bem prático é: a probabilidade de tirar um número par em um dado, é de 50%. Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.
O processo de formação das nuvens de chuva está associado ao movimento ascendente de uma massa de ar úmido. Neste processo a temperatura do ar vai diminuindo até que o vapor do ar começa a condensar. ... Nestas condições, a água das nuvens se precipita para a superfície da Terra, na forma de chuva.
Chuva fraca: menos de 2,5mm. Chuva moderada: de 2,5mm a 10mm. Chuva forte: de 10mm e 50mm. Chuva muito forte: acima de 50mm.
Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.