A palavra "vaidade", tradução utilizada pelo português ao termo hebraico hebel, não é verdadeiramente a melhor. A palavra hebel pode ser traduzida literalmente por "fumaça", "vento", "hálito" ou ainda "brisa" e está literalmente associada a algo que não se prende, que é volátil.
Nos ensinamentos cristãos, a vaidade é considerada um exemplo de orgulho, um dos sete pecados capitais. Além disso, na Fé Bahai, Baha'u'llah usa o termo "imaginações vãs". Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria.
Ter vaidade é ter como princípio a ostentação, a exibição exagerada da sua riqueza, de suas qualidades e capacidades físicas ou intelectuais. Vaidade é uma característica de que tem orgulho, de quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso.
Auto-crítica ou opinião envaidecida que alguém possui sobre si mesmo: sua vaidade sempre está acima de tudo! Ideia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio; presunção, fatuidade, gabo: não teria a vaidade de intitular-se sábio. Algo sem significado; futilidade: ele é composto por inúmeras vaidades.
A palavra vaidade origina-se do latim vanitas, que significa qualidade do que é vão fútil e ilusório.
VAIDADE – Desejo exagerado de atrair a admiração ou as homenagens dos outros; ostentação; presunção; futilidade. SOBERBA – Altivez; orgulho. ... Existe um livro na Bíblia Sagrada, no qual fala quase que exclusivamente da vaidade.
A Vaidade está associada à arrogância, soberba, orgulho, presunção e futilidade. A Vaidade consiste em ser superior a todos. Isso fez com que Lúcifer se sentisse mais alto que o próprio Deus.
adjetivo Que tem vaidade; que se importa muito com a própria aparência. ... substantivo masculino Indivíduo que se importa muito com a própria aparência ou se acha melhor e mais bonito que os demais. Etimologia (origem da palavra vaidoso).
Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim.