Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego "theatron" significa "lugar para ver". ... O teatro como espaço físico para onde o público se desloca para ver as apresentações ganhou com o passar do tempo, diversas configurações arquitetônicas.
O teatro vem do grego "theatron" que ligado ao verbo "theáomai" significa "observar", a ao substantivo "thea" que significa "observação", e, no entanto, teatro quer dizer "lugar de observação", "observatório".
Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
A palavra teatro tem origem grega e significa "lugar de onde se vê".
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
O termo teatro deriva do grego theatron, vocábulo este que se utiliza para designar « o local onde se vê», aludindo ao angulo de visão e à perspectiva de onde podemos observar uma acção ou acontecimento.
É considerado uma das belas artes, pois, ao pisar em um palco, o ator pode se transformar em múltiplos personagens, encantar, alegrar, fazer chorar, gerar reflexão, provocar dúvida, suscitar ira, ou seja, produzir emoções! O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar.
Dramaturgo é uma expressão que tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.). O nome dado a esta arte é a Dramaturgia.
As duas mascaras representam para o teatro o gênero da comédia e do drama. A máscara que está sorrindo faz referencias as comédias e a que está triste à tragédia. A ideia delas remonta desde o período da Grécia Antiga e o surgimento do teatro.