Significado de Solilóquio substantivo masculino Monólogo; discurso em que uma pessoa fala consigo mesma. [Literatura] Tipo de recurso literário caracterizado por expressar aquilo que se passa na consciência, no espírito, do personagem; momento em que o personagem fala consigo mesmo.
Principais sinônimos de solilóquio: 1 monólogo.
O solilóquio trata-se de uma "conversa" subjetiva que permite aceder ao interior do sujeito em questão e pode cobrir um diálogo que a pessoa mantém consigo mesma ou com outros, com um objeto ou com um ser incapaz de falar, como uma planta ou um animal, por exemplo.
Monólogo interior É um discurso não pronunciado em que o narrador expõe questões de cunho introspectivo, revelando motivações interiores. ... Ao contrário do monólogo interior, o solilóquio é um discurso pronunciado, tendo assim a necessidade de ser mais bem estruturado e articulado que o monólogo interior.
O solilóquio é feito sempre na primeira pessoa e dirige-se ao leitor como se a personagem dialogasse com um interlocutor calado, com uma diferença: no solilóquio é possível dizer tudo o que se passa pela mente, enquanto o diálogo não permite, visto ser uma relação.
Que possui ou revela características distintivas dos demais (ex.: artista idiossincrático).
1. Qualidade do que não pode ser evitado. 2. Facto ou situação que não se pode evitar.
Falar sozinho (solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como sob estresse ou ansiedade. No entanto não depende da existência de outros transtornos para que essa fala surja, como um comportamento impulsivo/difícil de controlar.
É verdade que falar sozinho também pode ser sinal de doença mental, como esquizofrenia, ou de que a pessoa está tendo um surto psicótico.
Shakespeare usava solilóquios com frequência. Talvez o mais famoso de todos os tempos seja o "Ser ou não ser" de Hamlet, onde ele reflete se deve ou não matar seu pai, questionando até se ele mesmo deveria continuar vivendo.