substantivo feminino Pedra preciosa, variedade transparente do corindo, de cor azul brilhante em diversos tons, e muito dura.
Assim, embora raras, são variantes do nome Safira os nomes Saffira, Safyra e Saffyra. O nome próprio feminino Safira surge a partir da forma grega sappheiros, palavra utilizada para designar pedras preciosas como a própria safira e também o lápis lazúli.
Pérola: Significa "feminina", "virgem", "pura", "lunar", "bela como a lua", "brilhante como a lua", "forte", "constante". O nome Pérola vem da palavra em latim perla, que significa "pérola".
É produzida principalmente no Sri Lanka. Outros produtores são Myanmar, Tailândia, Vietnam (em basaltos, no sul do país), Turquestão, Índia, Quênia, Tanzânia, Estados Unidos e Austrália. As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.