Significado de Rúnico adjetivo Relativo aos mais antigos alfabetos escandinavos e germânicos, constituídos dos sinais chamados runas.
A característica básica que distingue o alfabeto rúnico dos outros alfabetos é que cada letra, ou runa, tem um significado. Por exemplo, enquanto "A" é apenas um som que denota a primeira letra do nosso alfabeto, o nome da primeira runa, ...
Para Thorsson (2019), as Runas nascem dos sinais sagrados concebidos da mente dos sacerdotes e magos da Idade do Bronze e que, nos dias atuais, são encontradas em grande abundância nos mais antigos entalhes rupestres da Escandinávia.
O alfabeto rúnico germânico primitivo tinha 24 runas, e era usado na Alemanha, Dinamarca e Suécia, desde a época inicial. ... Esta lista ordenada das runas é conhecida como Futhark antigo (devido às suas primeiras seis letras serem 'F', 'U' 'Th', 'A', 'R', e 'K', e foi usada até à Idade Média.
O Codex Runicus ou Códice Rúnico é um manuscrito danês, de 101 folhas, compilado em fins do século XIII, escrito com o alfabeto rúnico Futhark recente em pergaminho do tipo papel velino, e redigido por três autores incertos.
Escreva seu nome em Runas
O alfabeto rúnico germânico primitivo tinha 24 runas, e era usado nas atuais Alemanha, Dinamarca e Suécia, desde a época inicial. A lista ordenada das runas é conhecida como Futhark antigo (devido às suas primeiras seis letras serem 'F', 'U' 'Th', 'A', 'R', e 'K' - ᚠᚢᚦᚨᚱᚴ), e foi usada até à Idade Média.
Esses povos, como os germânicos e os vikings, as esculpiam em ossos, metais ou madeira e as utilizavam em jogos de adivinhação para escrever poemas e até mesmo como amuletos de proteção. As runas eram o único alfabeto dos povos nórdicos – no entanto, elas nunca evoluíram para algo como uma escrita ideogramática.
As runas são letras características, usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte, sobretudo Escandinávia, ilhas Britânicas e Alemanha (regiões habitadas pelos povos germânicos) desde o século II ao XI.
São elas: Gebo; Hagalaz; Isa; Jera; Eihwaz; Sowilo; Ingwaz e Dagaz....Conheça as 25 runas que eram utilizadas pelos vikings e que até hoje são lidas pelos oraculistas: