[Hist.]- Johann Moritz Rugendas (1802-1858), foi um pintor alemão que viajou por todo o Brasil durante o período de 18, pintando os povos e costumes da época. Rugendas foi um dos pintores que melhor retratou o Brasil daquela época. ...
Rugendas veio para o Brasil em 1821, ano em que completou 20 anos de idade, para fazer parte da Expedição Langsdorff, que patrocinada pelo império russo, pretendia elaborar um inventário da então colônia.
Chegou em território brasileiro no ano de 1821 com a função de ser espião na missão científica que integrava. Rugendas, como costumava assinar seus trabalhos, viajou pelo país para coletar material para suas pinturas e desenhos.
Augsburgo, Alemanha Johann Moritz Rugendas/Local de nascimento
Johann Moritz Rugendas foi um pintor e desenhista alemão que viveu muitos anos no Brasil. Ele retratou a população e as paisagens brasileiras da primeira metade do século XIX.
De 18, pinta telas de temas brasileiros com base em seus desenhos. São espaços idílicos que refletem ideias correntes na época sobre o Novo Mundo como paraíso terreno e habitat do bom selvagem.
Missão chefiada pelo Barão Georg Heinrich von Langsdorff com a participação de Rugendas, com o objetivo de retratar a natureza e os nativos do Brasil.
Johann Moritz Rugendas (Augsburg, Alemanha, 1802 – Weilheim, Alemanha, 1858). Pintor, desenhista e gravador. Participa de expedições com o objetivo de documentar sobre o continente americano e tem um importante trabalho iconográfico de paisagens e costumes brasileiros do século XIX.
Rugendas foi um dos mais conhecidos artistas viajantes e, ao lado do francês Jean Baptiste Debret, foi responsável pela divulgação das primeiras imagens do Brasil no exterior. Em sua trajetória, retratou o país durante os anos 1820 com toda a exuberância da natureza e os costumes da população.