Ato de remelar, juntar remela nos olhos. Meus olhos estão remelando muito por conta da conjuntivite.
Ramelou. Uma gíria para dizer algo como vacilar ou cometer um erro.
Diz-se remela ou ramela? Ramela e remela são palavras sinónimas, significando «substância amarelada que aparece nos pontos lacrimais e nos bordos da conjuntiva» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010.
Como tratar a remela nos olhos em excesso?
A remela nada mais é do que uma lágrima em estado sólido. Então quer dizer então que a gente chora enquanto dorme? As glândulas lacrimais produzem as lágrimas justamente para manter os olhos lubrificados, sadios e protegidos de corpos estranhos como poeira. E isso ocorre, inclusive, durante o sono.
dar mole, vacilar, fazer uma cagada, cometer um erro, deslize, etc..
1. Ramelona. Gíria para descrever uma pessoa que vacila ou não cumpre com o que diz. Pessoa que dá mancadas.
Remela ou ramela (em grego: ῥεῦμα; rheuma) é o ressecamento do líquido que compõe a lágrima. Ela é formada durante o sono, quando as lágrimas se acumulam nos cantos dos olhos fechados.
Já em excesso, é um indicativo de irritação ocular, que pode ser tanto uma reação alérgica ao ambiente — a produção de lágrima aumenta para proteger os olhos — quanto um indício de infecção. As principais infecções que causam o excesso de remela são a conjuntivite e a blefarite.
Seja ao acordar pela manhã ou após um longo tempo sem lavar o rosto, eventualmente as encontramos no canto dos olhos. Apesar de o encontro com elas não ser agradável, as remelas são absolutamente normais. E, assim como todas as outras secreções que o corpo produz, é preciso ficar de olho nelas.