Radiculopatia é o termo usado para descrever os sintomas de irritação da raiz nervosa, que podem incluir dor, dormência, formigamento e fraqueza.
A radiculopatia lombar, também conhecida como ciática, é uma síndrome dolorosa por irradiação acometendo o território de uma raiz nervosa. Pode cursar com déficit sensitivo ou motor ou mesmo apenas dor.
Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
A radiculopatia é uma doença ou comprometimento de uma raíz nervosa, feixe de fibras nervosas que saem da medula através de orifícios da coluna vertebral, por toda a extensão da medula, dando origem aos nervos periféricos que serão distribuídos pelo corpo.
A radiculopatia lombo-sacral, tal como outras formas de radiculopatia, resulta da compressão das raízes dos nervos e/ ou inflamação que progrediu o suficiente para causar sintomas neurológicos nas áreas fornecidas pelas raízes dos nervos afetadas.
Radiculopatia cervical é a descrição clínica de quando uma raiz nervosa na coluna cervical fica inflamada ou comprimida, resultando em uma alteração na função neurológica.
Conflito radicular: a ressonância nuclear magnética é capaz de demonstrar toque de material do disco degenerado com as raízes dos nervos que saem da coluna.
Diferença entre Radiculopatia e Neuropatia Neuropatia periférica é o dano do sistema nervoso periférico, como na síndrome do túnel do carpo que envolve a compressão do nervo mediano no pulso. A radiculopatia é a compressão dos nervos na raiz, que às vezes também pode causar dor, fraqueza e dormência no pulso e na mão.
Miótomo - Este termo se refere ao grupo de fibras musculares inervadas pelos axônios motores dentro de cada nervo segmentar (raiz).
É quando a primeira vértebra sacral se funde com a última vértebra lombar, a quinta vértebra.