Significado de Pulsional adjetivo Relativo à pulsão, ao impulso, ao sinal do inconsciente que faz com que alguém se comporte de certo modo. ... Do latim pulsion; de pulsão + al.
1. Impulso. 2. [ Psicanálise ] Força no limite do orgânico e do psíquico que impele o indivíduo a cumprir uma acção com o fim de resolver uma tensão vinda do seu próprio organismo por meio de um objecto , e cujo protótipo é a pulsão sexual.
O que significa 'moção pulsional' (Triebregung)? Segundo Laplanche & Pontalis (1967), entre Triebregung e Trieb (pulsão), existe uma diferença muito pequena: "a moção pulsional é a pulsão em acto, considerada no momento em que uma modificação orgânica a põe em movimento" (p. 364).
Os representantes psíquicos da pulsão são divididos entrerepresentantes ideativos e o afeto. É importante salientar algumas diferenças entre conceitos importantes. Afeto expressáo qualitatvida da quanrtidade de energia pulsional, no inconscientemente o afeto esta ligado auma ideia.
verbo transitivo Operar com um punção. [Medicina] Operação cirúrgica que consiste em picar uma cavidade cheia de líquido, para esvaziá-la ou retirar parte do seu conteúdo.
Significado de Pulsão substantivo feminino [Sinonímia] de impulsão. Psicanálise Impulso instintivo das tendências fisiológicas: pulsão sexual.
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...
Freud, em seu artigo de 1915, se pergunta: "Por que uma moção pulsional deveria ser vítima de semelhante destino (recalcamento)?" Entendemos que a resposta cabível é: Porque o caminho em direção à satisfação pode acabar produzindo mais desprazer do que propriamente prazer.
Isto é, a pulsão é apresentada no psiquismo pelo representante ideativo (Objekt) e pelo representante afetivo, a quantidade de energia, o fator pressionante (Drang) que coage para a atividade psíquica, este último considerado por Freud (1967b) a essência da pulsão.