1 Estender(-se) para diante; alongar(-se). Pôr(-se) (uma arma) em riste. Etimologia (origem da palavra protender).
substantivo feminino Ação ou efeito de protender; extensão. [Filosofia] O que ocupa uma extensão no tempo. Etimologia (origem da palavra protensão).
Sendo assim, entende-se como conceito do concreto protendido quando o aço dos varões é pré-tracionado por fôrma, criando uma força que irá colocar compressão no concreto. Essa compressão irá compensar posteriormente uma parte da tração que o betão está sujeito quando carregado.
O Concreto Protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto a solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo bruscamente o aparecimento de fissuras.
Lajes protendidas, também conhecidas como lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão. Comparadas às lajes convencionais, são mais esbeltas e suportam vãos maiores entre os apoios.
O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.
O princípio por trás do sistema de protensão é que esforços compressivos são induzidos pelos tendões de aço de alta resistência. A indução ocorre em um membro do concreto onde cargas serão aplicadas para equilibrar as tensões de tração impostas ao membro durante o serviço.
O que é concreto protendido? O concreto protendido é similar ao armado, já que a sua matéria-prima base se une ao aço. A diferença é que, as barras passam por um processo de pré-alongamento, o qual é responsável por maximizar a sua resistência à esforços de tração e momento fletor.
A principal diferença entre as duas soluções está relacionada à condição do aço dentro da estrutura. No concreto armado a armação trabalha de forma passiva, ou seja, não há pré alongamento. Por outro lado, no concreto protendido as barras de aço são caracterizadas como armaduras ativas.
A ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – procedimentos – define um elemento de concreto protendido como sendo aquele no qual parte da armadura é alongada com equipamentos de protensão, com a principal função de impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos na estrutura.