Projeção plana ou azimutal O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esfera terrestre. Este ponto ocupa sempre o centro do mapa.
azimutal
Projeção azimutal equidistante é uma projeção cartográfica que tem um foco, que é o continente, oceano ou área que está localizado no meio da projeção.
A projeção azimutal de Lambert é uma forma de mapear uma esfera para um disco. Ela representa a área de forma precisa em todas as regiões da esfera, mas não ângulos. Recebe o nome do matemático Johann Heinrich Lambert que a propôs em 1772.
1) Projeção plana ou azimutal: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos.
A projeção azimutal, também chamada de projeção plana, refere-se à representação da superfície esférica da Terra sobre uma superfície plana tocante ao globo. As coordenadas geográficas nesse tipo de projeção formam círculos concêntricos.
Projeção plana ou azimutal Na projeção azimutal, o mapa é construído sobre um plano que tangencia algum ponto da superfície terrestre. Pode representar qualquer ponto da Terra. Um uso comum é para retratar as regiões polares e suas proximidades. O emblema da ONU é uma projeção azimutal.
A projeção azimutal é de fato uma projeção bem estranha para quem a vê pela primeira vez. Por isso que um dos principais usos desta projeção é para o mapeamento dos polos ou para o mapeamento de apenas um hemisfério (Norte, Sul, Oriental ou Ocidental). ...
– A projeção azimutal permite a navegação ortodôntica, que consiste em procurar a distância mínima de um ponto a outro, do ar ou do mar. – Permite o desenvolvimento de mapas para locais pequenos e compactos, bem como atlas universais.