Polifonia é a multiplicidade de diferentes sons reproduzidos em harmonia ritmo. Os sons polifônicos são o oposto dos monofônicos, que são caracterizados por reproduzirem apenas uma voz ou instrumento sonoro.
A polifonia é o fenômeno de várias vozes no texto, pois, em um mesmo texto, pode-se ter a presença de mais de um enunciador falando.
Polifonia, em música, é uma técnica compositiva que produz uma textura sonora específica, em que duas ou mais vozes se desenvolvem preservando um caráter melódico e rítmico, em contraste privada à monofonia, onde só uma voz existe ou, se há outras, seguem a principal em uníssono ou à distância de oitava(s), ou apenas ...
O termo polifonia é formado pelos vocábulos "poli" (muitos) e "fonia" (relativo ao som, voz). ... Nesse caso, a polifonia musical é quando há presença de duas ou mais vozes na melodia ou ainda, um instrumento capaz de produzir mais sons de maneira simultânea.
Significado de Monofônico [Música] Que tem uma só linha melódica, com pouco ou nenhum acompanhamento. Relativo ou pertencente à transmissão, gravação ou reprodução do som por técnicas que utilizam um único canal.
Um texto será polifônico quando abranger diversas vozes compondo o contexto. Formado pelos vocábulos "poli" (muitos) e "fonia" (som/voz), o termo, em suma, se refere a múltiplas vozes de um discurso. A polifonia, basicamente, será a identificação da presença de outras obras ou até referências dentro de uma outra obra.
Enquanto o dialogismo se refere às conversações que estruturam uma dada linguagem, a polifonia tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto.
O resultado dessas melodias polifônicas resultou justamente no processo conhecido como harmonia. A polifonia remete então aos processos de estudo da harmonia tradicional e do contraponto, nos estudos que realizamos na formação do musicista.
Monofonia é um termo da teoria musical para designar uma melodia desprovida de qualquer acompanhamento, indiferentemente se trata de canto ou música instrumental.