Na Bíblia, a pederneira é utilizada por Josué para confeccionar facas para circuncidar os filhos de Israel.
Pessoa dura, insensível (ex.: carácter de pederneira, coração de pederneira).
A pederneira é dotada basicamente de uma rocha muito dura chamada SILEX. Até parece um grande corpo metálico, mas trata-se de uma "pedra" muito dura que é composta por opala e caledônia em tom bem escuro. Ela possui a propriedade de produzir faíscas quando esbarrado com o ferro.
Porém, era necessário evoluir: ter um sistema que fosse tão barato quanto o primeiro e tão confiável quanto o segundo. E em 1540, ao sul da Alemanha, foi inventada a primeira arma de pederneira.
A pederneira é um sílex (pedra dura e pontiaguda) usado para fazer fogo ao produzir faíscas no atrito com partes de metal, sobretudo com o ferro. É utilizada desde muito tempo, tanto para peças de artilharia, quanto para espingardas e outras armas – levando o nome de fecharia de pederneira.
A pederneira é um sílex (pedra dura e pontiaguda) usado para fazer fogo ao produzir faíscas no atrito com partes de metal, sobretudo com o ferro. ... O fogo é iniciado, como apontado, graças às faíscas, que são geradas em altas temperaturas (chegam a 3 mil °C).
O Sílex é a base de grande parte das pederneiras, sendo uma rocha sedimentar composta por opala e caledônia. Com tonalidade escura, essa rocha é constituída de quartzo criptocristalino. Portanto, é um material duro e de elevada densidade.
Método de operação Para disparar, o "gancho" deve ser girado para curso completo. Quando o gatilho é acionado, o "cão" com o sílex na ponta atinge o rastilho, gerando as faiscas que iniciam o processo de ignição. Do rastilho a ignição se estende para toda a pólvora da câmara gerando o disparo propriamente dito.
Denominações Anteriores: Fazenda Pederneiras e São Sebastião da Alegria. Fundadores: Manuel dos Santos Simões e seus filhos Manuel Leonel dos Santos e João Leonel dos Santos. Data da Fundação: No ano de 1848. Até 1840, o território hoje ocupado pelo município de Pederneiras estava inteiramente em poder dos índios.