O termo em hebraico "merachefet" vem do verbo "rachaf – "רחַף, ָ esse verbo. observamos que o ato de "pairar" sobre as águas, indica uma força muito forte. Observe abaixo o versículo direto no original – no hebraico.
"E a terra era resíduos e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus estava pairando sobre a face das águas." "A terra era sem forma e vazia, e as trevas cobriam a água profunda. O Espírito de Deus pairava sobre a água." ... E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."
Arruinar, destruir, estragar.
"De acordo com o pensamento dos israelitas antigos, um abismo escuro e silencioso situado nas profundezas da terra, para onde todas as pessoas iam depois de morrer." Sheol tem uma associação muito estreita com o túmulo (veja Isaías 5.14; 11.9,18-20), mas sheol é usado principalmente em textos poéticos.
O primeiro ato de Deus foi a criação de luz indiferenciada; as trevas e a luz se separavam noite e dia; sua ordem (antes da manhã) significava que aquele era o dia litúrgico; então o Sol, a Lua e as estrelas foram criados para marcar os horários adequados para os festivais da semana e do ano.