A Mishná, também conhecida como Mixná ou Mixna (em hebraico משנה, "repetição", do verbo שנה, ''shanah, "estudar e revisar") é uma das principais obras do judaísmo rabínico, e a primeira grande redação na forma escrita da tradição oral judaica, chamada a Torá Oral.
A Guemará (também pronunciada Guemora, e raramente Guemorra) (do aramaico גמרא gamar; literalmente, "estudar" ou "aprender por tradição") é a parte do Talmude que contém os comentários e análises rabínicas da Mishná.
O Talmude foi escrito por muitos rabinos (líderes religiosos judeus) ao longo de séculos. A primeira parte é a Mishná, que apresenta as leis orais. Estudiosos acreditam que um rabino da Palestina (uma região do Oriente Médio) tenha concluído a Mishná no início do século III.
A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo.
Lista de MaimônidesOrdemMandamentoYDSM12Saber que existe um Deus21Não distrair a mente com outros deuses além Dele32Saber que Ele é um
Que ou pessoa que explica ou segue as doutrinas do Talmude.