[ Anatomia ] Diz-se de ou parte saliente do osso temporal, situada atrás do lóbulo da orelha (ex.: apófise mastóide ).
A mastoidite é uma infecção bacteriana da apófise mastoide, que é o osso proeminente que se encontra atrás do ouvido. Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou inadequadamente tratada se dissemina do ouvido médio ao osso que o circunda – a apófise mastoide.
Hipopneumatizada significa que ela possui menos aeração que o habitual. Apenas com esse dado não é possível compreender importância desse achado no seu exame. Isso pode não representar nada, ou talvez uma sequela de algum problema no ouvido que vc teve no passado. Vc precisa retornar com seu médico.
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
Geralmente, a mastoidite acontece devido a uma complicação de uma otite média, quando os microrganismos que causam a infecção se disseminam para além do ouvido e chegam ao osso.
Esta cirurgia é feita por meio de uma incisão (corte) atrás da orelha e sob visão de um microscópio cirúrgico e auxílio de micro brocas. É feita a abertura do osso do ouvido (mastoíde). Para o fechamento da perfuração do tímpano, analogamente a timpanoplastia, são utilizados enxertos para o seu fechamento.
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve avaliar os sintomas, examinar ao ouvido e, se necessário, solicitar exames de imagem como tomografia computadorizada. Além disso, para identificar a bactéria causadora da infecção, poderá ser feita a coleta de amostras da secreção do ouvido.
Os sintomas mais comuns de uma mastoidite incluem: Dor persistente e latejante, no ouvido e na região ao redor do ouvido; Vermelhidão e inchaço na região atrás da orelha; Formação de uma protuberância atrás do ouvido, similar a um caroço, que pode confundir com outras causas.
Para que serve a Tomografia Computadorizada de Mastóides? A Tomografia Computadorizada de Mastóides é um exame que auxilia o médico no diagnóstico de alterações nessa região, já que demonstra lesões muito pequenas com precisão qualidade e em menor tempo.
O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).