adjetivo Relacionado com isonomia, com o princípio segundo o qual todos os indivíduos são iguais perante a lei: artigo isonômico; medida isonômica. Em que há ou apresenta igualdade: mecanismo isonômico de avaliação.
1 equidade, equivalência, homogeneidade, igualdade, imparcialidade, justiça, paridade, regularidade, uniformidade.
Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.
Conjunto de atuações ou de operações com a finalidade de fazer o arrancamento completo de um órgão ou de um tumor ou de eliminar totalmente uma doença.
Isonomia é igualdade material. Ela assegura às pessoas oportunidades iguais, considerando suas condições diferentes. Por isso, é frequentemente traduzida na frase: "tratar desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade".
Para o Direito, o princípio da isonomia e o princípio da igualdade são distintos, sendo que a principal característica que os distingue é que a isonomia é um conceito mais concreto e voltado para a aplicação da legislação, já a igualdade é, na prática, um conceito mais abstrato.
Isonomia, Isegoria e Isocracia O conceito de isonomia, de acordo com a sua origem no grego, vem da mesma lei aplicada à todos. Diz respeito à igualdade com que a vida em sociedade é gerenciada. A Isegoria é o direito que todo cidadão tem de manifestar a sua opinião, sem distinção.
Verificado por especialistas No ideal da democracia grega a isegoria é o ideal de igualdade no direito de manifestação e a isonomia a igualdade perante as leis.
Se a igualdade pressupõe um tratamento amplo igualitário, a isonomia aplica-se especificamente às normas. ... Ao mesmo tempo, contudo, em que a isonomia pressupõe a igual aplicação das normas àqueles que preencham iguais condições, pressupõe também aplicação desigual das normas conforme as desiguais condições.