Tietê é o nome de um rio do estado de São Paulo que nasce no município de Salesópolis na Serra do Mar e deságua no lago da barragem de Jupiá, no rio Paraná. ... Tietê, em tupi-guarani, significa literalmente :¨água verdadeira¨.
Significado de Tietê substantivo masculino Pássaro pertencente à família dos traupídeos, Euphonia pectoralis, de origem brasileira, sendo encontrado no Centro e Leste do Brasil; ferro-velho. [Geografia] Designação do rio mais importante que atravessa a cidade e todo o estado de São Paulo, desaguando no rio Paraná.
O primeiro registro da palavra Tietê aconteceu no ano de 1748, quando foi adotado o atual nome. A palavra Tietê, em tupi-guarani, significa "água verdadeira", com junção de duas palavras da língua nativa: ti, que quer dizer água, e etê, que pode ser traduzido como verdadeiro.
Vejamos algumas outras palavras de origem Tupi: -Abacaxi: substantivo masculino composto por ibá 'fruto' e caxi 'recendente'. Abacaxi é, portanto, um 'fruto que tem um cheiro agradável, fragrante'.
Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Há 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 ainda são faladas atualmente. Assim, diversas palavras que indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena. ...
A história de Tietê teve origens com os bandeirantes que desbravavam o interior paulista navegando pelo rio Tietê em busca de metais preciosos e cativos (índios escravizados) na Região Centro-Oeste do Brasil. A fertilidade do solo atraiu grande número de aventureiros e pessoas afeitas à lavoura que vieram para cá.