Na verdade, ele era filho do deus do sono, chamado Hypnos, palavra grega que significa simplesmente sono – um deus que era conhecido como Somnus em latim. ... Foi a Hipno que recorreu o médico escocês James Braid em 1843, ao batizar como hypnotism (hipnotismo) sua técnica de indução de um transe semelhante ao sono.
Morfeu é o nome do deus grego dos sonhos. ... De acordo com a mitologia grega, Morfeu era um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, e representava a personificação dos sonhos. Morfeu é descrito como um ser alado e metamorfo, ou seja, dotado da capacidade de assumir várias formas diferentes.
Morfeu foi mencionado na obra Metamorfoses de Ovídio como um deus que vive numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada com flores. Morfeu é comumente confundido com seu irmão Hipnos, sendo este o deus do sono, e Morfeu, um dos deuses dos sonhos.
Morfeu vive no Olimpo. É deus do sono e dos sonhos. Daí a expressão "estar nos braços de Morfeu", que significa estar dormindo. O nome dele vem do grego morfo-.
Hipnos ou Hypnos (em grego: Ὕπνος, transl.: Hypnos, lit. "sono"), é o deus do sono na mitologia grega. Personificação do sono, e da sonolência; mas não do cansaço no que diz respeito à fadiga. ... Tem nove irmãos, entre os quais o mais importante é seu gêmeo Tânato, (Θάνατος) a personificação da morte.
Tânatos Na mitologia grega, Tânatos tem uma família muito especial. É filho da Noite. E irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono.
Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. É irmão do deus Hipnos, do sono. Os Oneiros, filhos de Nix e irmãos de Hipnos, são personificações de sonhos, sendo eles Ícelo e Fântaso.
Casou com Ceice, o rei dos Traquis e filho de Lucero del Alba. Quando Ceice se afogou após um naufrágio, sua esposa já sabia do ocorrido através de um sonho, pois Morfeu se aproximou a ela enquanto dormia e lhe fez a revelação.
Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior.
Os Oniros (em grego Όνειροι, Oneiroi, "Sonhos"), na mitologia grega, são, de acordo com Hesíodo, os filhos de Nix (a Noite), e são irmãos de Hipnos (o Sono), Tânato (morte), Geras (velhice) e outros seres, todos produzidos através de partenogénese.